TJMG (2ª Instância): órgão planeja realizar concurso para efetivos em breve!

A Coordenação de Concursos Públicos do Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais informou nesta sexta-feira, 29 de setembro, que o órgão planeja a realização de um novo concursos TJ MG. Desta vez as vagas serão para provimento de cargos para o segundo grau de jurisdição.

Ainda não foram definidos os cargos e o quantitativo de vagas que devem ser ofertados no concurso. Espera-se então que o concurso contemple vagas para os cargos de Técnico Judiciário (classe C) – nível superior em diversas especialidades e Oficial Judiciário (classe D) – nível médio.

Ainda este ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou concurso para cargos da primeira instância. A aplicação das provas aconteceu no domingo, 24 de setembro, para os cargos de Oficial de Apoio Judicial e Oficial da Infância e da Juventude.

 

Cargos vagos no TJMG – 1ª e 2ª Instância

Segundo dados do portal da transparência do TJMG, atualizada em agosto de 2017, atualmente a carreira de Técnico de Apoio Judiciário da 2ª Instância conta com 42 servidores ativos. Já o cargo de Oficial Judiciário, conforme o levantamento feito pelo órgão, são 835 cargos vagos atualmente.

 

Provas do concurso TJMG – Oficial de Apoio

Para o cargo de Oficial de Apoio Judicial (Classe D) foram aplicadas provas objetivas e de digitação. E para o cargo de Oficial Judiciário (Classe D) apenas provas objetivas. Veja os tempos de prova no quadro abaixo:

concurso tjmg

Para a prova objetiva foram exigidas as seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa – 25 questões
  • Noções de informática – 15 questões
  • Noções de Direito – 25 questões
  • Atos de Ofício – 15 questões

As provas de digitação foram realizadas na cidade de Belo Horizonte apenas. A prova consistiu na digitação de um texto em computador ou notebook configurado para Português Brasil, padrão ABNT 2, no editor de texto Microsoft Word 2007 ou superior (ambiente Windows).

A prova do concurso contou com as seguintes fases:

Concurso TJMG

O conteúdo cobrado no certame contou com:

concurso tjmg

Último concurso TJMG

Em 20 de janeiro de 2011, foi homologado, parcialmente, com validade de dois anos, o concurso público regido pelo Edital nº 01/2009, para formação de cadastro reserva do quadro de pessoal da Justiça de Primeira Instância, tendo sido prorrogado por dois anos, a contar de 20 de janeiro de 2013. Assim, a vigência do certame teve seu termo final no dia 20 de janeiro de 2015.

O órgão abriu concurso para a formação de cadastro reserva e efetivou 1,2 mil candidatos. A banca organizadora foi a Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep) e o edital disponibilizou vagas para os cargos de: Oficial Judiciário (classe D); Oficial Judiciário- Comissário da Infância e Juventude; Oficial de Apoio Judicial; Técnico Judiciário – Assistente Judicial Social; Técnico Judiciário – Psicólogo Judicial e Técnico Judiciário.

 

2 thoughts on “TJMG (2ª Instância): órgão planeja realizar concurso para efetivos em breve!

  1. Samuel de Sá says:

    Houve um impasse sobre o cargo de Oficial de Justiça Avaliador, cuja prova da 1ª Instância foi em 2013, acerca do nível de escolaridade. Será que o próximo concurso também vai contemplar nível médio? Sabe se está havendo alguma movimentação concernente a este concurso? Obrigado.

    • Professor Dalmo Azevedo says:

      Beleza Samuel? Até o momento não tive nenhuma informação, mas estou acompanhando daqui valeu? Qualquer novidade posto no site. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *